Mildred Pierce (2011, Todd Haynes)

Voltamos com mais uma edição de Filme em foco. Nela, trazemos algumas questões particularmente curiosas, que provavelmente norteiam a quebra de uma certa sequência imposta pelo nome desta seção do Filmologia: o que é que faz de um filme, um filme? É somente este tipo de expressão o que acaba por nos abarcar em sua intensidade legalizada de sentimentos? Um filme é aquela obra concebida para ser exibida apenas numa sala de cinema, espaço milagroso, mas delimitado? “Filme” é uma palavra adequada aos “filmes”? Decerto que, com a escolha da minissérie Mildred Pierce para ser alvo desse número e dessas reflexões propomos a nós mesmos um exercício rigoroso de olhar, tão rigoroso quanto aqueles que dispensamos aos “filmes”, quebrando conceitos e trazendo para a multiplicidade de opiniões internas um objeto que estaria perfeitamente, a partir de certos conceitos bem comuns talvez até a nós mesmos, em outra seção nossa, Outros quadros. Depois da sugestão de Rodrigo Almeida para empreendermos um olhar curioso sobre essa deslumbrante obra de Todd Haynes produzida para a HBO, ficamos entrelaçados ao poderoso e reorganizado curto-circuito do mais puro melodrama, e ainda, da mais pura encenação dramática, algo que eventualmente sentimos falta de evidência no cinema norte-americano talvez desde Douglas Sirk. Não se trata de uma forma apropriada de se “fazer televisão”, mas de (re)constituir o poder de uma obra que, para além de qualquer formato, é de extrema profusão de sentimentos que extrapolam as composições de seus expressivos quadros e luzes, mas que nascem, entretanto, aí. O que é um filme? É o que nos convulsiona, pois, e essa é apenas uma das bilhões de respostas possíveis a essa questão. Se é que tais respostas precisem existir de fato.

Ricardo Lessa Filho e Ranieri Brandão

Junho de 2011

> Todos os sonhos inacabados de Mildred Pierce - Rodrigo Almeida

> Todd Haynes, ou a persistência da dialética - André Antônio

> O trabalho das mãosRanieri Brandão

> A (Des)Construção de uma Imagem - Fernando Mendonça

> A mãe… E a mulher - Bruno Rafael

> O objeto cinematográfico - Ricardo Lessa Filho


ISSN 2238-5290